Blog

Cooperar para crescer

Cooperar para crescer

A dica do Sebrae para quem quer iniciar bem um negócio é, antes de tudo, pesquisar e obter conhecimentos que serão decisivos em todas as etapas da empresa, assim evitamos que alguns fatores fundamentais para alcançar o sucesso escapem do nosso controle.

No Brasil o índice de mortalidade das empresas nascentes vem caindo, mas, ainda assim, boa parte dos novos negócios não superam os primeiros cinco anos de vida. Entre os motivos apontados pelo Portal do Empreendedor estão: a falta de planejamento e de experiência, pouco capital e má gestão.

Então, como já dizia o Sebrae, o primeiro passo para andar de mãos dadas com o sucesso é buscar conhecimento sobre a área em que você deseja atuar. Os cursos de capacitação ajudam a entender melhor o mercado e dão base para lidar com as situações encontradas no dia a dia. E claro, é inaceitável a ausência de um plano de negócios, é preciso definir a estrutura operacional da empresa, o capital de giro entre outras etapas. É importante também contar com um bom plano de marketing que identifique claramente o público-alvo, mercado e as estratégias de venda.

Nossa dica, que também pode contribuir muito para o sucesso do seu negócio, vem ganhando cada vez mais adeptos: são os espaços colaborativos de trabalho que funcionam mais ou menos assim: você entra, puxa uma cadeira e começa a trabalhar!

É claro que a experiência aqui vai muito além do compartilhamento do espaço físico. As pessoas e/ou empresas se reúnem para somar esforços e compartilhar soluções, visando ampliar mercados e aumentar a competividade de suas micro e pequenas empresas.

Com a finalidade de atender às necessidades do próprio negócio, grupos cada vez maiores de empreendedores aderem a esse novo modelo de trabalho em que todos compartilham e colaboram. A ideia literalmente é colaborar para crescer.

Com informações do Sebrae e Portal do Empreendedor.