Blog

As lições de Empreendedorismo que aprendemos com a Seleção Alemã

As lições de Empreendedorismo que aprendemos com a Seleção Alemã

Há exatos 12 dias, a seleção da Alemanha se consagrava como a grande campeã da Copa do Mundo de 2014. Vitoriosos, os jogadores alemães voltaram para suas casas, mas nos deixaram grandes lições de empreendedorismo que devemos sempre lembrar e aplicar:


Não é da noite para o dia que alcançamos o sucesso

Joachim Löw, atual técnico da seleção alemã, entrou para a equipe em 2004 como técnico assistente, até que em 2006, quando a Alemanha foi a anfitriã da Copa, assumiu o posto de técnico titular e viu a sua equipe ser desclassificada nas semifinais. Mas com muita paciência e perseverança a seleção seguiu em frente chegando ao final da Copa de 2014 como a grande campeã.


Conquiste a simpatia do público (Principalmente quando estiver entrando num mercado que mal te conhece)
Os alemães foram extremamente eficientes. Desde que chegaram ao Brasil, conversaram com a população local, curtiram as praias e até usaram a camisa do Bahia.


Trabalhe em equipe
O sucesso de uma empresa é feito em equipe. Não faz sentido ter um craque dentro de uma equipe que não faz nada (por acaso isso te lembrou a seleção brasileira?). A atual seleção alemã é conhecida por ser uma equipe entrosada e motivada. Um exemplo de que alcançamos o sucesso quando temos uma boa equipe e com uma boa cultura.


Adapte-se rápido
Os alemães souberam se adaptar muito bem a cada jogo, superando seus adversários, seja apertando a defesa ou partindo para o ataque. Como empresário você também tem que saber se adaptar, não é porque você está acostumado a trabalhar sempre com um formato que ele lhe trará sempre os melhores resultados.


Presença digital
Nem precisamos falar da importância de estar presente e se relacionar com seu público nas redes sociais.

Os jogadores alemães criaram engajamento com a torcida brasileira nas redes sociais. O tempo todo postavam mensagens de agradecimento aos brasileiros. Após a goleada, os jogadores alemães lembraram a sua derrota em 2006, para confortar a nossa derrota.

Grandes lições não acha? Seja no futebol ou no empreendedorismo o importante é fazermos o que gostamos. O 4Legal acredita que o sucesso é formado por combo de “trabalho e prazer”.
Com informações do Saia do Lugar

Os comentários estão fechados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.